A importância dos primeiros tempos
Por: Rosana Sambinelli Lopes, coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração - SP As experiências iniciais da vida de nossos bebês com o mundo externo, percebida por seus sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar, determinam a estruturação de seu cérebro, capacitando-o a criar e modificar conexões e moldando, assim a forma como aprenderão, pensarão e se comportarão para o resto de suas vidas...
Ser amorosos, calorosos e responsivos são as “conexões seguras”, a base de todas as futuras relações das crianças. Não basta amarmos...é a expressão do nosso amor, o toque especialmente importante e que estimula a necessária liberação hormonal ao crescimento- a palavra, o sorriso o canto.
Ao contrário do que muitos imaginam, a estimulação dos bebês vai muito além de mordedores e chocalhos. É fundamental que, nos primeiros meses de vida, os bebês sejam estimulados com mecanismos de repetição, de imitação e da exploração sensorial. Isso se dá por meio de atividades que instigam a concentração, percepção e comunicação.
Todas estas atividades servem para a estimulação do bebê:
- Lanterna - Usando a lanterna, pode-se explorar a coordenação visual e espacial, em que o bebê terá que acompanhar com os olhos o espaço por onde o ponto luminoso irá passar. O bebê tenta “pegar” o ponto de luz, o que possibilita também o trabalho de coordenação visual e motora.
- Fantoche – A linguagem é o fator de maior importância nesta atividade, que possibilita uma relação extrapessoal com quem está brincando com o fantoche.
- Cobertor – O “arrastar” sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois, quando o cobertor é puxado, o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio.
- Bebê Rolando – Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo.
- Andando com brinquedo – A atividade de locomoção com apoio tem como objetivo tonificar a musculatura relacionada à posição em pé. O deslocamento contribui para o equilíbrio postural.
- Com a atividade, desenvolve-se também a noção visual e espacial, pois o bebê tem que observar para onde ele pode empurrar o brinquedo para poder deslocar-se.
- Encaixe – As atividades de encaixe proporcionam ao bebê o desenvolvimento da coordenação visual e motora, em que ele irá experimentar a solução de problemas, pois os encaixes possuem alternativas restritas.
- Potes – Os potes nos permitem, de forma divertida, trabalhar a noção de “dentro e fora”.
- Empilhar – Nas atividades de empilhar trabalha-se a coordenação visual e motora e a noção espacial.
- Chapéu – A atividade do chapéu trabalha a possibilidade de relacionar-se com o outro, além de proporcionar o conhecimento do corpo e a sua observação no espelho.
- Túnel – O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco.
- O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar saídas e possibilidades de ficarem em pé dentro do túnel.
- Partes do corpo – Trabalhar com as partes do corpo permite o auto conhecimento pelo sentido cinestésico, onde o bebê toca a parte do corpo solicitada.
- Bolas na banheira – Trabalha-se o desenvolvimento da coordenação visual e motora, pois, para apanhar a bolinha dentro da água, o bebê necessita adequar o movimento a cada instante, uma vez que as bolas mexem-se constantemente.
- Espelho – Vendo-se no espelho, a criança constrói seu esquema corporal, usando sua própria referência;
- Histórias – Ler histórias possibilita trabalhar com a forma mais simples e eficiente de transmitir conhecimento.
- Rolo – O rolo possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal do bebê, a fim de prepará-lo para o sentar.
- Bola Amarela – A Bola de Bobath possibilita o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal. Quando o bebê está sobre a bola, busca estabilidade e precisa ajustar-se a cada instante. Estes “ajustamentos” possibilitam a busca pelo equilíbrio corporal.
- Esconde-esconde – Com o “esconde-esconde”, desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê tem que puxar o lenço para descobrir onde está o brinquedo que estava sendo usado por ele.
- Bolha de sabão – A brincadeira possibilita a coordenação visual e motora, pois o jogo olho/mão é o ponto mais explorado nessa atividade. O bebê terá que se adaptar a cada momento para apanhar as bolhas de sabão.
- Gelatina – Tentando pegar os cubos de gelatina o bebê experimenta sensações como consistência e temperatura.
- Macarrão – Pegar fios de espaguete exige o movimento de pinça, tão importante nessa fase do desenvolvimento.
Deixo um pensamento, que nos faz refletir e pensar:
“A criança é um casulo, apenas. E não há entomologista no universo que possa dizer, pelo aspecto exterior deste casulo, as cores do inseto que palpita lá dentro”( Humberto Campos)
Rosana Sambinelli Lopes é coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração - SP
Criei este palhaço com o desejo de estimular os bebês, fazendo com que esses produzam sons, toquem as mais variadas texturas, observem as diversas cores existentes, possam empilhar objetos, encaixar, etc.
Usei os seguintes materiais: latas, escumadeira e concha, baldes, tintas, lixa, feltro, tampas, o cabelo é feito com garrafa de amaciante cortada, os olhos com tampa de amaciante, o nariz com tampa de óleo de banho, faça o seu! Bom trabalho, Luciana.
Adorei a ideia do palhacinho. Sou educadora e mãe, com certeza irei construir um desse. Obrigada e ótimo trabalho
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